segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

STROGONOFF DE ANNA MARIA

Tradicional strogonoff para tradicionais encontros
Revista IDEIAS. Política, Economia & Cultura do Paraná

Minha querida amiga Anna Maria Kluppel enviou-me receita que segue. Tradicional strogonoff para tradicionais encontros.
Strogonoff é um prato que faço para os meus filhos desde que eles eram crianças. Almoços de sábado, domingos e aniversários é pedida certa. Prefiro as receitas originais, sem muitas mudanças nos ingredientes. O importante é ter uma ótima peça de filé mignon e caprichar no molho, os dois precisam estar no ponto. E o segredo é uma dose de conhaque.
Essa é uma das mais conhecidas receitas russas, criada no século passado pelo chefe da cozinha do conde Stroganov, em honra ao qual foi dado o nome ao prato. Um pré-requisito para o sucesso desta receita é que os ingredientes não estejam muito frios. Tanto a carne quanto o molho devem descansar por várias horas depois de preparados. 
Para 6 pessoas
1kg de filé mignon
Sal e pimenta
30g de farinha de trigo
60g de manteiga
600ml de caldo de carne ou de vitelo, quente
1 colher de sopa de purê de tomate
½ colher de chá de mostarda
1 cebola grande, picadinha
4 colheres de sopa de creme de leite azedo
1 dose de conhaque
Prepare a carne com pelo menos 2 horas de antecedência. Primeiro corte-a em fatias e depois em tiras finas (cuidado, pois, se a carne for cortada muito fina, ela vai endurecer ao ser cozida). Polvilhe-a com sal e pimenta e deixe-a descansar. Enquanto isso doure a farinha na metade da manteiga e, aos poucos, adicione o caldo de carne, o purê de tomate e a mostarda; ferva tudo, passe pela peneira e, em seguida, deixe descansar.
Vinte minutos antes de servir, frite rapidamente a cebola junto com a carne no restante da manteiga (em porções pequenas, o suficiente apenas para cobrir o fundo da panela), mexendo com uma espátula.
Quando a carne estiver pronta, adicione o creme de leite azedo ao molho. Ponha tudo numa panela e feche-a bem. Usando uma chapa refratária, leve a panela ao fogo baixo por 10 minutos, para mantê-la quente. Deixe levantar a fervura e sirva.
Se preferir, o molho também pode ser feito sem a mostarda. Outra variação é acrescentar cogumelos (cortados bem finos) à cebola; neste caso eles deverão ir ao fogo separados da carne.
E bom apetite!
Anna Maria Kluppel
Designer de interiores

Nenhum comentário:

Postar um comentário