quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CHEF HERMES CUSTÓDIO NO CASTELO DO BATEL



O chef Hermes Custódio do Vin Bistro mudou-se para outro endereço. Agora é o responsável pela cozinha do Castelo do Batel.
No Vin Bistro, em seu lugar fica o chef Renato, que era seu braço direto.
Biografia
Natural do interior do Paraná, Wenceslau Braz, nasceu em uma família humilde, trabalhadores rurais. Entre suas tarefas diárias, estavam as lides do campo: ordenhar vacas, milho às galinhas, cuidados com a horta. E nas horas vagas, corria a ajudar a mãe a fazer pão, bolos e doces para aniversários e casamentos, atividade que completava a renda familiar.
Aos 15 anos vem para Curitiba, o menino do campo vê na cidade grande a promoção ao status de homem adulto. Foi na pia de uma cozinha, lavando panelas que a transformação começa a ocorrer, não só do menino ao homem, mas do menino ao Chef de Cozinha. A permanência como auxiliar não dura muito. Logo está a beira do fogão como aprendiz. O aprendizado não deixa tempo para cursos sofisticados de Chef ou gastronomia. O conhecimento vem dos livros, do orientação de Chefs experientes. O esforço culina com a oportunidade de trabalhar com o renomado Celso Freire no restaurante Boulervard. Oito anos de aprendizado, dos quais os três últimos como sous-chef.
A busca pela profissionalização também incluiu viagens a Itália, França, Noruegua, Suíça e Espanha, sempre buscando alimentar a paixão que surgiu na infância, no fogão a lenha, junto a mãe e se transformou em algo que o próprio Chef Hermes define: "Ser Chef é mais do que uma profissão, um trabalho. Se trata de você cuidar das pessoas, encantá-las, transformar aqueles momentos à mesa em um momento inesquecível. E para isso ser feito, no dia-a-dia, você precisa ser mais que um profissional, um trabalhador. Você precisa ser um apaixonado, não só pela gastronomia, mas pelas pessoas também. Você precisa realmente se importar com elas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário